sábado, 3 de novembro de 2012

Boletim Climático para a cultura do Arroz na Região Sul

Diferentemente do registrado em outubro, novembro será caracterizado pela diminuição da intensidade e frequência de chuva. Tanto que, de acordo com a simulação americana CCM3, esperam-se acumulados abaixo da média no Paraná, boa parte de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Depois de um mês de outubro com chuva de até 450mm em algumas cidades da Região, em novembro estima-se algo entre 50mm e 100mm no oeste do Paraná e de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul. A diminuição da chuva na Região Sul é natural em novembro, já que a precipitação se espalha pelo Brasil e mais competição pela umidade da Amazônia.
Por conta da diminuição da chuva, a temperatura sobe e o mês de novembro será caracterizado pelo calor no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.
Para dezembro, espera-se contraste entre o interior e o litoral da Região. Por conta da temperatura da água do mar mais quente que o normal, as frentes frias ganham força e geram chuva acima da média no centro e leste do Paraná e de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Já no interior dos três Estados, prossegue o padrão de novembro, com chuva entre a média à abaixo da média.
A temperatura continua mais elevada que o normal, especialmente no centro e oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.
Para o verão, o padrão de distribuição da chuva não muda, com chuvas mais intensas ao longo da costa da Região e precipitações entre a média à abaixo da média no interior. Há risco de períodos relativamente prolongados de tempo seco, especialmente em janeiro.
Para o segundo trimestre de 2013, ainda sem uma definição do que virá pela frente (El Niño, La Niña ou neutralidade), as simulações ainda trabalham com a hipótese de chuva entre a média à acima da média ao longo da costa e ligeiramente abaixo da média no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário