sábado, 12 de maio de 2012

Previsão para o Arroz na Região Sul do Brasil

O ano de 2012 mostra-se parecido com o de 2009. O início deste ano foi influenciado por um fenômeno La Niña, neste momento já estamos sob domínio da neutralidade climática, porém parte do inverno e a primavera serão dominados por um fenômeno El Niño.
Depois de um verão com forte estiagem, voltou a chover forte em abril nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a precipitação ainda é escassa no norte do Estado, porém tudo indica que as chuvas fortes devam voltar a partir de 20 de maio.
Para junho, a última atualização da simulação CFSv2/NOAA indica chuva dentro da média em praticamente toda a Região. Há risco de períodos chuvosos prolongados entre o Paraná e Santa Catarina, enquanto que no Rio Grande do Sul, apesar da previsão de chuva também dentro da média, as precipitações acontecerão com maiores intervalos de tempo seco. A estimativa é de acumulados entre 150mm e 200mm no oeste e sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina e no norte e noroeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, estima-se algo entre 100mm e 150mm.
As ondas de frio começam a ganhar força e influenciar a temperatura. A máxima fica até 3°C mais baixa que o normal no oeste do Rio Grande do Sul e 2°C mais baixa que o normal no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Já a mínima fica até 2°C mais baixa que o normal no oeste do Rio Grande do Sul.
Para o inverno, já sob condição de neutralidade, a previsão é de precipitação próxima da média em toda a Região Sul.
As ondas de frio avançam com freqüencia, fazendo com que a mínima fique até 3°C abaixo da média entre Santa Catarina e Paraná e 2°C abaixo da média no Rio Grande do Sul. A máxima deve ficar até 4°C abaixo da média no norte do Paraná e 3°C abaixo da média em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.
Para outubro, a previsão já é de chuva acima da média em boa parte da Região Sul, com desvios que variam entre 50mm e 100mm no oeste, centro e sul do Paraná, boa parte de Santa Catarina e no centro, norte e noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo as simulações, estes desvios devem gerar um acumulado que oscila entre 200mm e 300mm entre o centro do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná e entre 150mm e 200mm nas demais áreas da Região Sul em outubro.
Com relação à temperatura, não há expectativa de grandes desvios neste mês.
Por fim, vale salientar que o cenário para o decorrer da primavera e próximo verão ainda está em aberto. Isto acontece porque ainda não há uma definição com relação à duração deste próximo fenômeno El Niño. Algumas previsões indicam o enfraquecimento do fenômeno antes do verão, algo que mudaria completamente o padrão de chuvas na Região entre o fim de 2012 e decorrer de 2013.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Previsão Região Sul

Região Sul
Próximos dias

11/05
Na sexta-feira, a frente fria ganha força e passa a causar chuva generalizada sobre a Região Sul. Apenas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai deve ter um dia com tempo seco. Chove forte no centro e oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no centro e norte do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 20mm (inclusive em Porto Alegre). : Os ventos perdem força no Rio Grande do Sul, mas as rajadas entre 50km/h e 60km/h devem ser sentidas no oeste do Paraná e de Santa Catarina entre a tarde e noite desta sexta-feira. : Além de tudo, há risco de granizo a partir da noite em boa parte do interior do Paraná, Meio Oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. : O avanço de uma massa de ar polar causa declínio da temperatura mínima em toda a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, com mínima entre 9°C e 15°C. Já em Santa Catarina e no Paraná, a temperatura mínima permanece estável. : À tarde, a máxima entra em declínio em grande parte da Região Sul. Apenas em partes do norte do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul, os termômetros ainda chegam aos 27°C. Na Campanha Gaúcha, a máxima não passa dos 21°C.

12/05
No sábado, o destaque passa a ser o frio. A temperatura despenca em boa parte da Região, com mínima entre 6°C e 9°C no interior do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sul do Paraná. : À tarde, a máxima não passa dos 15°C em alguns municípios da Campanha Gaúcha e dos 18°C no Meio Oeste de Santa Catarina. Apenas no norte do Paraná, ainda faz calor de 27°C. : A frente fria ainda causa chuva com baixo acumulado sobre boa parte do Paraná e norte de Santa Catarina preferencialmente pela manhã. : O sábado será ventoso em toda a Região Sul. Pela manhã, destacamos as rajadas de mais de 70km/h sobre o leste e norte do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul. Entre a tarde e noite, as rajadas passam dos 50km/h ao longo da costa de Santa Catarina e em boa parte do centro, leste e sul do Rio Grande do Sul. : A agitação marítima aumenta consideravelmente entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir da noite do sábado.
Previsão estendida
No sábado, o destaque passa a ser o frio. A temperatura despenca em boa parte da Região, com mínima entre 6°C e 9°C no interior do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sul do Paraná. À tarde, a máxima não passa dos 15°C em alguns municípios da Campanha Gaúcha e dos 18°C no Meio Oeste de Santa Catarina. Apenas no norte do Paraná, ainda faz calor de 27°C. A frente fria ainda causa chuva com baixo acumulado sobre boa parte do Paraná e norte de Santa Catarina preferencialmente pela manhã. O sábado será ventoso em toda a Região Sul. Pela manhã, destacamos as rajadas de mais de 70km/h sobre o leste e norte do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul. Entre a tarde e noite, as rajadas passam dos 50km/h ao longo da costa de Santa Catarina e em boa parte do centro, leste e sul do Rio Grande do Sul. A agitação marítima aumenta consideravelmente entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir da noite do sábado. No domingo, o tempo abre na maior parte da Região Sul e a temperatura despenca ainda mais. Esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná. Na Serra Geral, a mínima chega a 0°C com formação de geadas. Não há expectativa de geadas nas áreas produtoras de café, laranja, cana-de-açúcar e milho do Paraná. No decorrer da próxima semana, o tempo permanece seco e frio em boa parte da Região Sul.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Quilombolas promovem a V Festa de Celebração da Colheita do Arroz

O evento acontecerá na sede da Comunidade do Quilombo de São Miguel dos Pretos, no Km 100 da RST 149, em Restinga Sêca (RS), no próximo sábado, 5 de maio, a partir das 11h, destacando o oryza glaberrima
O arroz quilombola, oryza glaberrima, foi o primeiro arroz cultivado no Brasil, em torno de 1.600. Trazido pelo negros africanos, tradicionais orizicultores. O arroz era exportado para a Europa e garantia a sobrevivência e seus laços afetivos com a sua terra. Em 1760 foi proibido pela Corôa Portuguesa seu cultivo no Brasil. Mas os negros continuaram seu cultivo nos quilombos do Norte e Nordeste brasileiro.

Sua semente foi resgatada e hoje está sendo cultivado nos quilombos gaúchos, com apoio técnico da Emater/RS e outras instituições.

Desde 2007, em parceria com comunidades quilombolas do Litoral Norte gaúcho, a Cooperativa Alternativa de São Miguel Ltda (Coopasa), de Restinga Sêca (RS), está cultivando o arroz quilombola numa estratégia de, também, gerar renda e autonomia econômica.

"A Coopasa teve a incumbência novamente este ano de celebrar a sua colheita e iniciará este ano a tarefa de comercialização", diz Vera Lúcia Lima, presidente da Coopasa.
O evento acontecerá na sede da Comunidade do Quilombo de São Miguel dos Pretos, no Km 100 da RST 149, em Restinga Sêca (RS), no próximo sábado, 5 de maio, a partir das 11h. O almoço com arroz quilombola terá o valor de R$ 20,00 com o objetivo de também angariar recursos para que seja finalizada a construção do espaço de beneficiamento do arroz e a instalação do silo doado pela Prefeitura de Restinga Sêca.
Depois do almoço, estão programadas duas palestras, sobre "Arroz quilombola - da produção à comercialização" e "Futuro e perspectivas da cooperativa Coopasa".