sexta-feira, 22 de junho de 2012

Previsão próximos dias - região sul

Região Sul
Próximos dias

22/06
Um ciclone extratropical avança pela Região Sul, organizando a umidade e provocando chuva sobre o norte do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santas Catarina e leste e sul do Paraná. Há risco de chuva forte ao longo de boa parte do litoral de Santa Catarina, inclusive Florianópolis. A temperatura permanece baixa e a máxima não passa dos 15°C entre o norte do Rio Grande do Sul e o oeste e sul do Paraná.

23/06
No sábado, finalmente não há previsão de chuva na Região Sul. O sol predomina desde cedo, porém faz frio. A mínima oscila entre 0°C e 3°C na Serra Geral e no Planalto de Santa Catarina e do Paraná. À tarde, a máxima chega a apenas 15°C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no oeste, centro e leste do Paraná.
Previsão estendida
No domingo, apesar do aumento da quantidade de nuvens entre o Paraná e Santa Catarina, o potencial para chuva permanece baixo. A temperatura mínima entra em elevação, mas a sensação ainda será de frio, com termômetros entre 6°C e 9°C em boa parte da Região. À tarde, a temperatura máxima também sobe, chegando aos 21°C em vários municípios dos três Estados. Na segunda-feira, chove fraco sobre o norte de Santa Catarina e boa parte do Paraná. Entretanto, entre 26 e 30 de junho, a previsão é de tempo seco em toda a Região Sul.

sábado, 16 de junho de 2012

Próximos dias - Região Sul

Região Sul
Próximos dias

16/06

Apenas no sábado, o bloqueio rompe e a frente fria avança pela Região Sul, levando chuva ao centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao centro e sul do Paraná. Apesar do avanço do sistema, o acumulado de chuva diminui em relação à sexta-feira em toda a Região. Uma massa de ar polar causa declínio da temperatura mínima no Rio Grande do Sul, com termômetros entre 6°C e 9°C. Em várias localidades, a mínima vai ocorrer na noite deste sábado. Já em Santa Catarina e Paraná, o efeito será contrário, com elevação da temperatura da madrugada. À tarde, a temperatura máxima cai em boa parte da Região Sul, não passando dos 18°C no extremo sul do Rio Grande do Sul e dos 21°C em Santa Catarina e no sul do Paraná. Apenas no noroeste do Paraná faz calor de 27°C.

17/06
No domingo, a frente fria volta a ganhar força, gerando acumulado de mais de 50mm sobre o norte de Santa Catarina e mais de 40mm no leste do Paraná. A chuva será bem mais abrangente, atingindo todo o Paraná e Santa Catarina, além da metade norte do Rio Grande do Sul. Rajadas de vento entre 50km/h e 60km/h atingem todo o Paraná e o oeste de Santa Catarina a partir da tarde. Além disso, há risco de granizo, especialmente sobre o Planalto de Santa Catarina e do Paraná à tarde. A temperatura continua caindo, com mínima entre 2°C e 6°C na Campanha Gaúcha e entre 9°C e 12°C no centro de Santa Catarina e centro e leste do Paraná. À tarde, a máxima não passa dos 15°C em toda a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e na Serra Geral. Apenas no norte do Paraná, ainda faz calor de 27°C. 

Previsão estendida
Na segunda-feira a chuva ganha ainda mais força sobre a região Sul. Chove sobre a metade leste e norte do Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina e Paraná. A chuva mais volumosa vai atingir a faixa entre o nordeste de Santa Catarina e o interior do Paraná, onde os acumulados podem passar de 60mm, em algumas cidades. O tempo fechado e chuvosos, aliado a atuação de uma massa de ar frio, deixam as temperaturas baixas. As mínimas ficam em torno de 6°C na Campanha do Rio Grande do Sul e as máximas ficam abaixo dos 20°C entre o Rio Grande do Sul e o interior do Paraná. Na terça-feira, com a frente fria provoca chuvas fortes sobre o Paraná e no norte de Santa Catarina. Até o fim da semana que vem, pouca coisa muda e a chuva intensa segue sobre o centro e norte do Paraná. O acumulado pode passar dos 130mm em alguns municípios de divisa com São Paulo. Para se ter uma ideia do tamanho da chuva para a região de Sengés, no nordeste do Paraná, estima-se acumulado em torno dos 175mm entre 18 e 21 de junho, correspondendo a quase duas vezes e meia a média de junho. Vale lembrar que o município já recebeu 155mm nesta primeira quinzena de junho. Seriam quase 350mm, quatro vezes e meia a média de chuva em junho.

Previsão Climática 06 meses para a região central do RS