segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Previsão próximos dias - Restinga Sêca

Região Sul
Próximos dias

24/09

Na segunda-feira, a passagem de uma frente fria pelo oceano até aumenta a nebulosidade na Região Sul, mas não há previsão de chuva para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já no Paraná, a nebulosidade associada umidade que vem da Amazônia, gera áreas de instabilidades, que provocam pancadas de chuva no final do dia. Apesar de um ligeiro aumento das temperaturas, ainda faz frio no início do dia. À tarde, a presença do sol ajuda na elevação da temperatura. A máxima fica próxima dos 25ºC em boa parte da Região. Temperatura mais elevada no Noroeste do Paraná, chegando aos 30ºC. Já na costa leste, a máxima fica na casa dos 20ºC

25/09
Na terça-feira, os ventos úmidos que sopram do oceano para o continente, aumentam a nebulosidade e provocam pancadas fracas e isoladas na faixa litorânea da Região Sul. Além disso, a entrada de uma nova massa de ar frio derruba as temperaturas e o dia começa com termômetros abaixo de 10°C em grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mesmo com a presença do sol, permanece a sensação de frio nos Estados Gaúcho e Catarinense. No Paraná, temperaturas mais elevadas e termômetros oscilando entre 24°C e 27°C na maior parte do Estado. Já no Rio Grande do Sul a máxima fica em torno dos 15ºC.

Previsão estendida
Na quarta-feira tempo seco e ensolarado em boa parte da Região Sul. Apenas entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina os ventos que sopram do mar, causam aumento da nebulosidade e há condição para pancadas rápidas e isoladas no fim do dia. O avanço da massa de ar polar, faz com que as temperaturas entrem em acentuado declínio, e com isso, a mínima fica abaixo dos 3ºC em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Sul do Paraná. Com isso há potencial para neve na Serra Gaúcha e Catarinense, além de geada no Norte do Rio Grande do Sul.À tarde, mesmo com o sol predominando entre poucas nuvens, a máxima não passa dos 15º no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Norte do Paraná os termômetros atingem os 18º.Na quinta-feira o frio da manhã perde intensidade, mas segue a condição de temperatura abaixo dos 3º entre o Norte do Rio Grande do Sul, Centro de Santa Catarina e Sul do Paraná. Durante à tarde a máxima fica em torno dos 18ºC.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Previsão 30 dias - Restinga Sêca

Região Sul
Próximos dias

17/09

A segunda-feira, ainda será com o tempo instável no Rio Grande do Sul, e permanece a condição para chuvas fortes acompanhadas de rajadas fortes de vento e possibilidade de queda de granizo. Também ocorrem chuvas, porém com menor intensidade e volume no oeste e sul do Estado de Santa Catarina e oeste e leste do Paraná. Com relação às temperaturas, no Estado gaúcho, devido a cobertura de nuvens e chuva, não devem se elevar tanto, ficando entre 21 e 26°C em boa parte do Estados, mas em alguns pontos aberturas de sol favorecem a elevação das temperaturas, como é o caso de Porto Alegre, onde a máxima fica na casa dos 26°C, podendo atingir os 35°C em São Luiz Gonzaga. E 31°C em Curitiba e 29°C em Florianópolis.

18/09
Na terça-feira, o tempo segue bastante instável no Rio Grande do Sul, onde mais uma vez há previsão de chuva forte do sul e leste do Estado. Já no Paraná, a condição de chuva isolada é para o oeste e leste do Estado, mas deve ser passageira. Também ocorre chuva em boa parte do Estado de Santa Catarina. Com relação às temperaturas, no Estado gaúcho, as mínimas no Estado oscilam entre 14 e 19°C. Mas com mínima de 21°C em São Luiz Gonzaga, onde a máxima pode atingir os 33°C. Na capital, a mínima prevista é de 19°C e a máxima de 26°C. E 31°C em Curitiba e 29°C em Florianópolis.

Previsão estendida
Na quarta-feira, as chuvas não dão trégua e o Estado gaúcho terá que enfrentar mais um dia com instabilidades trazendo chuvas. As temperaturas mínimas em boa parte do Estado oscilam entre 13 19°C. Já as máximas, devido a cobertura de nuvens e chuva, não devem se elevar tanto, ficando entre 19 e 23°C. Já no Paraná, as instabilidade avançam e causam chuvas por praticamente todo o Estado paranaense. Com relação as temperaturas, mínima de 16°C no sul e varia entre 16 e 23°C nas demais áreas do Estado. E de 17°C na capital. Já as máximas, ficam na casa dos 25°C no sul e atingem os 39°C no norte do Estado. Em Santa Catarina o dia segue chuvoso também. O tempo finalmente melhora e o sol volta a aparecer na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul. Mas ainda tem condição para pancadas isoladas de chuva em alguns pontos do litoral. As temperaturas sofrem declínio e as mínimas ficam entre 5 e 8°C na serra e no sul do Estado, onde as máximas variam entre 13 e 14°C. No litoral apesar do declínio, devido a maior quantidade de nebulosidade e a condição de chuva, as mínimas ficam na casa dos 14°C. Já na capital, a mínima deve ser de apenas 9°C. Já as máximas, ficam agradáveis em boa parte do Estado variando entre 14 e 20°C. Na capital, mínima de 9°C e máxima de 19°C. No Paraná, alguns pontos do oeste e sul do estado o sol já predomina, mas nas demais áreas ainda há condição para chuvas isoladas. Com relação as temperaturas, mínima de 5°C no sul. E de 11°C na capital. Já as máximas, ficam na casa dos 17°C no sul e na casa dos 30°C no norte do Estado. Na capital a máxima é de 25°C.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

EXPECTATIVA DO ESTABELECIMENTO DE CONDIÇÕES DE EL NIÑO NOS PRÓXIMOS MESES

Nos últimos dois meses nota-se a persistência de um importante aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico equatorial central e leste, e também em camadas subsuperficiais, o que indica evolução das condições oceânicas para uma possível configuração de fase positiva do fenômeno ENOS (episódio El Niño). Em superfície, o núcleo de águas quentes (anomalias positivas de TSM de cerca de 0,5°C a 1,5°C) encontra-se restrito às regiões central e leste, enquanto que próximo à costa da América do Sul (Niño 1+2) destacam-se anomalias negativas de TSM, possivelmente provocadas por sistemas transientes. No oeste do Oceano Pacífico equatorial, predomina um padrão de TSM próximo à normalidade. Embora haja um amplo aquecimento das águas superficiais e subsuperficiais, os padrões de circulação atmosférica de grande escala ainda encontram-se inconsistentes com condições de El Niño, e segue vigorando a fase neutra do fenômeno ENOS. No Oceano Atlântico tropical sul, os últimos meses foram marcados por um padrão predominante próximo à normalidade nas águas superficiais, o que desfavoreceu a formação e propagação de sistemas ondulatórios de leste, e por consequência prejudicou o período chuvoso do leste da Região Nordeste. Em contrapartida, no Atlântico tropical norte é possível observar águas levemente aquecidas (cerca de 0,5°C acima da média) próximo à costa do extremo norte da América do Sul.

As previsões mais recentes dos modelos climáticos indicam que as águas superficiais em grande parte do Oceano Pacífico equatorial continuem evoluindo para um padrão anomalamente mais aquecido nos próximos meses, o que pode levar ao surgimento de aspectos da circulação atmosférica consistentes às condições oceânicas de El Niño, e possivelmente consolidando a configuração de um episódio quente (El Niño) do fenômeno acoplado oceano-atmosfera ENOS ainda neste ano.


Texto atualizado em 27/08/2012. 

Fonte: CPTEC 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Previsão Climática 06 meses - Restinga Sêca


Clima: El Niño/La Niña

TÓPICO: El Niño fraco e com aquecimento diferenciado. 

ESTENDIDO: Ao longo do mês de agosto, a temperatura do Oceano Pacífico Central, área chamada de "Niño 3.4" permaneceu mais elevado que o normal, desvios entre 0,5°C e quase 1°C. Entretanto, na área mais ao leste, chamada de "Niño 1+2", a temperatura da água caiu e está próxima do normal. Isto indica a presença de El Niño fraco e diferenciado, chamado de "Modoki". Um El Niño normal apresenta águas do Pacífico mais quentes que o normal desde a costa da América do Sul até a região central do Pacífico. Já no Modoki, o aquecimento acontece apenas na região central do oceano. E esta diferença provoca mudanças climáticas em todo o globo. No Brasil, ao invés das chuvas fortes típicas no Sul, a Região passa por um período mais seco. Não foi à toa que o mês de agosto foi muito seco na maior parte do Estado. A grande questão é definir a duração deste Niño Modoki. A temperatura da região "Niño 1+2" é muito volátil e nada impede que ela suba rapidamente nas próximas semanas. Há indicativos de reaquecimento deste Pacífico leste entre outubro e novembro de acordo com as últimas simulações e, além disso, também há indicativo de retorno da chuva forte para a Região Sul dentro de aproximadamente dez dias. De qualquer forma, é importante monitoramento constante das próximas previsões. Depois disso, a partir do fim do ano e ao longo dos primeiros meses de 2013, o aquecimento diminui em todo o oceano, indicando enfraquecimento do fenômeno.

Previsão próximos dias Região Sul

Região Sul
Próximos dias

10/09

Áreas de instabilidade promovem aumento da nebulosidade e promovem chuvas fortes na metade norte do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina. Nessas regiões o dia começa com muita nebulosidade e chuva isoladas em alguns pontos. Durante a tarde, as instabilidades se intensificam e e chove forte na Serra Gaúcha e Litoral Sul de Santa Catarina. No norte e centro do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina ocorrem pancadas de chuva isoladas, mas de menor acumulado. As instabilidades fazem com que as temperaturas máximas não se elevem tanto nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As áreas de instabilidade não atingem tanto o Paraná e assim as temperaturas se elevam bastante durante a tarde, superando só 30°C no norte do Estado. Instabilidades aumentam a nebulosidade em toda a região sul a partir do meio dia, fazendo com que chova isoladamente em alguns pontos, mas sem grandes acumulados.

11/09
As áreas de instabilidade se deslocam em direção ao Oceano diminuindo a nebulosidade e as chuvas no Rio Grande do Sul, embora no norte do Estado persiste um pouco de nebulosidade dando condições para chuvas isoladas, de fraca intensidade. Em Santa Catarina o dia começa com bastante nebulosidade, mais concentrada no leste do Estrado, onde também ocorrem chuvas um pouco mais intensas. A metade leste do Paraná também apresenta uma nebulosidade mais consistente com ocorrência de chuvas intermitentes localizadas. No decorrer do dia, as instabilidades se deslocam para leste, de tal forma que diminuem as chuvas na Região Sul.

Previsão estendida
Na quarta-feira a nebulosidade fica mais concentrada no leste do Paraná, onde há a possibilidade de ocorrer algumas pancadas de chuva de forma isolada a qualquer hora do dia. No leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul sol entre nuvens, com possibilidade de chuviscos em alguns pontos. No restante das regiões, o sol deve aparecer com mais intensidade e as temperaturas tornam a se elevar. Na maior parte do Rio Grande do Sul a temperatura máxima fica em torno dos 24°C, em Santa Catarina entre 24 e 27°C e no Paraná próximo dos 30°C. No restante da semana os dias são de sol com poucas nuvens e elevação das temperaturas máximas. A nebulosidade fica mais concentrada no litoral dos Estados, onde ocorrem algumas chuvas fracas e passageiras.