sábado, 26 de janeiro de 2013

Previsão Climática 06 meses Restinga Sêca


Boletim Climático Arroz Irrigado para a Região Sul

Depois de um mês de dezembro com chuva forte e acima da média, o padrão de distribuição da precipitação muda completamente nesta segunda quinzena de janeiro. A expectativa é de acumulado abaixo da média em todo o interior da Região Sul. Já ao longo da costa, especialmente do Paraná e de Santa Catarina, a água do mar mais quente que o normal e as frentes frias deixam a segunda quinzena de janeiro com chuva acima da média. Faz calor e a máxima fica até 4°C acima da média no oeste do Rio Grande do Sul e 3°C acima do normal no oeste do Paraná e de Santa Catarina.

Em fevereiro, o padrão não muda, com precipitação abaixo da média no Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e oeste e sul do Paraná. Apenas no norte de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná, a expectativa é de precipitação entre a média acima da média. O calor prossegue e a temperatura máxima fica até 4°C mais elevada que o normal nos três Estados da Região.


Em março, a chuva volta a ganhar força sobre o Paraná, Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, mas ainda fica abaixo da média no centro e oeste gaúchos. Mesmo com o aumento da chuva, faz calor no oeste e sul do Paraná, Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina.


Para o outono, por enquanto a expectativa é de chuva entre a média à abaixo da média em boa parte da Região. Apenas na costa da Região, a maior umidade proveniente do mar mantém a chuva acima da média. Aos poucos, as ondas de frio aparecem, provocando declínios acentuados, mas de curta duração na temperatura noturna. Apesar disso, as tardes permanecerão mais quentes que o normal, especialmente no sul do Rio Grande do Sul.