quarta-feira, 13 de março de 2013

Boletim - Arroz Região Sul

Em fevereiro, apesar de ter sido um mês marcado pelo retorno da chuva, ela foi irregular. Enquanto que no Paraná, o acumulado superou 400mm, em algumas áreas do norte de Santa Catarina, o acumulado não chegou a 50mm.
Em março, a chuva mostra-se tão intensa quanto em fevereiro e com melhor distribuição. Apesar da previsão de alguns períodos de tempo seco para a segunda quinzena do mês, não há previsão de grandes períodos de estiagem, como o registrado em novembro e janeiro, por exemplo.
Para abril, não há previsão de grandes desvios da precipitação. Por conta da água do mar mais quente que o normal, as frentes frias devem gerar chuvas mais intensas sobre o sul e nordeste do Rio Grande do Sul, além do extremo sul de Santa Catarina.
Em maio, novamente espera-se chuva próxima da média em boa parte da Região, porém em junho, as simulações trabalham com um cenário de chuva acima da média, especialmente no centro e leste da Região.
Com relação à temperatura, apesar do avanço de ondas de frio mais intensas a partir de meados de maio, a expectativa é de temperaturas entre a média à acima da média na Região Sul neste outono de 2013.

Previsão Região Sul - Próximos dias

Região Sul
Próximos dias
13/03
A quarta-feira começa com intensos temporais entre o Estado do Paraná e em Santa Catarina devido a atuação de instabilidades associadas a frente fria. Já sobre o Rio Grande do Sul a entrada de uma massa de ar frio e seco é responsável pela queda das temperaturas principalmente na Fronteira Oeste e pelo tempo firme em boa parte do Estado. No norte, litoral, região serrana e na Grande Porto Alegre, devido aos ventos úmidos que sopram do mar, o tempo ainda fica mais encoberto e ao longo do dia há condição para chuva fraca em forma de garoa. No decorrer do dia o tempo segue instável, principalmente no Paraná e no norte do Estado paranaense há risco para fortes chuvas, acompanhadas de trovoadas e ventania. Aos poucos devido ao afastamento da frente fria para o Sudeste, as chuvas fortes perdem intensidade.

14/03
Na quinta-feira, a massa de ar mais seco e frio avança e com isso boa parte da Região volta a ter tempo seco e temperaturas mais baixas no Estado gaúcho e catarinense. Na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o dia começa com sensação de frio e mesmo com a presença do sol entre nuvens durante boa parte do dia, as temperaturas não chegam a subir muito no período da tarde. No Paraná, ainda há previsão de chuva para a metade norte do Estado, inclusive com risco de temporais isolados nas primeiras horas do dia. No Paraná as temperaturas continuam elevadas.

Previsão estendida
Na sexta-feira, há previsão de chuva na forma de pancadas para para o norte, serra e litoral gaúcho além dos Estados de Santa Catarina e do Parana no final do dia. Além disso, segue o frio da madrugada em boa parte da Região e a tarde mesmo com o predomínio do sol as temperaturas não se elevam muito, deixando o dia com temperatura amena. Para os próximos dias, o frio da madrugada perde intensidade mas as temperaturas máximas seguem sem grande elevação. Além disso, a partir da tarde volta a chover de modo isolado desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o Paraná.