quarta-feira, 8 de maio de 2013

PROGNÓSTICO PARA O RIO GRANDE DO SUL (Mai/Jun/Jul - 2013)

Frente a situação de neutralidade das anomalias de TSM no Pacifico Equatorial, mas
com a intensificação das anomalias negativas no Atlântico Sudoeste (entre o litoral da Região
Sul do Brasil e o litoral Argentino), espera-se ainda chuva irregular durante este trimestre. As
oscilações na precipitação tendem a predominar entre o padrão climatológico e pouco abaixo,
o que também tendem a ocorrer nas temperaturas, especialmente no começo do trimestre.

A análise detalhada do modelo estatístico (CPPMet/UFPel) indica para os meses de maio e junho precipitações pouco abaixo do padrão climatológico em grande parte do Rio Grande do Sul. Para o mês de julho as precipitações tendem a ficar pouco acima do padrão climatológico no norte e dentro do padrão nas demais regiões do Estado.

Para as temperaturas mínimas, o modelo indica para o mês de maio valores médios pouco abaixo do padrão climatológico em todo o Estado. Para o mês de junho a tendência é de predominar variações dentro do padrão climatológico. No mês de julho o modelo mostra inversão, com tendência de variações pouco acima do padrão em todo o Estado.

Para as temperaturas máximas o modelo mostra um crescente aumento nas anomalias positivas no decorrer do trimestre. Para o mês de maio mostra predomínio de valores médios dentro do padrão climatológico, em junho pouco acima do padrão no oeste e mo mês de julho valores médios acima do padrão climatológico em todo o Estado.

Apesar dos prognósticos indicarem tendências de anomalias positivas de temperaturas médias pouco acima do padrão no decorrer do trimestre, poderão ocorrer dias com temperaturas baixas e formação de geadas ao longo deste trimestre.