domingo, 9 de março de 2014

Previsão Climática para a cultura do Arroz Irrigado na Região Sul do Brasil

 A formação de um novo bloqueio atmosférico fará com que março tenha precipitações mais concentradas sobre o Rio Grande do Sul, especialmente o centro, oeste e sul do Estado. Estas chuvas serão mais perceptíveis a partir do dia 10, prosseguindo até o fim do período. No Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, o período de chuva mais significativa ficará concentrado somente ao longo da primeira quinzena do mês e após o dia 25.

Para abril, a segunda quinzena será mais chuvosa que a primeira com maiores acumulados concentrados entre o centro do Paraná e o centro do Rio Grande do Sul.


Já em maio, as grandes chuvas acontecem na primeira quinzena sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o centro e sul do Rio Grande do Sul e após o dia 25 de maio sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro e sul do Paraná.


A primeira quinzena de junho será bem mais chuvosa que a segunda com maiores acumulados sobre o sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


O mesmo vale para o julho. A primeira quinzena será mais chuvosa que a primeira com acumulados mais elevados no Rio Grande do Sul e Paraná.


Com relação à temperatura, a tendência é de frio mais precoce que em 2013. As primeiras ondas de frio típicas do outono aparecerão ainda na primeira quinzena de abril. E, na segunda quinzena de maio, aparecerão as ondas de frio com potencial para geadas. Entretanto, serão em junho e julho em que aparecerão as maiores ondas de frio do ano. Por fim, vale salientar que simulações indicam risco de frio tardio para setembro em boa parte da Região Sul.