domingo, 14 de outubro de 2012

Tendência El Niño e La Niña

El Niño permanece fraco. ESTENDIDO: Ao longo do mês de setembro, a temperatura do Oceano Pacífico Central, área chamada de "Niño 3.4" permaneceu mais elevado que o normal, desvios entre 0,5°C e quase 1°C. Já sobre a região "Niño 1+2", o mês de setembro mostrou um leve aquecimento. Vale lembrar que a região “Niño 1+2” é muito é muito volátil e nada impede que ela suba rapidamente nas próximas semanas. Este reaquecimento desta área do Pacífico leste no último mês e a tendência de aquecimento entre outubro e novembro de acordo com as últimas simulações já pode ser observado no retorno da chuva forte para a Região Sul, que dura aproximadamente dez dias. Depois disso, a partir do fim do ano e ao longo dos primeiros meses de 2013, o aquecimento diminui em todo o oceano, indicando enfraquecimento do fenômeno.

Previsão 06 meses - Restinga Sêca

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Previsão Região Sul - Próximos dias

Região Sul
Próximos dias

02/10

Na terça-feira a chuva ganha ainda mais força. Principalmente sobre o oeste do Rio Grande do Sul, HÁ ALERTA PARA TRANSTORNOS, devido aos elevados acumulados e a persistência da chuva, além do risco de temporais. A chuva atinge todo o Estado do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e o oeste, sul e leste do Paraná, no decorrer do dia. A temperatura, principalmente a máxima entra em declínio entre o sul e oeste do Rio Grande do Sul. Com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul onde a máxima não chega aos 20°C, o tempo segue abafado mesmo com as chuvas.

03/10
Já chove de forma consistente durante a madrugada e manhã no Estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Nesse período são esperados grandes acumulados e rajadas de vento intensas, com ocorrência de descargas elétricas e até mesmo granizo. No decorrer do dia permanece a condição de chuva no Estado gaúcho, mas com menor intensidade. Ao mesmo tempo, a chuva atinge todo o Estado de Santa Catarina e metade sul do Paraná. A nebulosidade faz com que as temperaturas não apresentem grande amplitude ao longo do dia no Rio Grande do Sul. No norte do Paraná seguem as altas temperaturas, com máxima passando dos 33°C.

Previsão estendida
Já chove de forma consistente durante a madrugada e manhã no Estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Nesse período são esperados grandes acumulados e rajadas de vento intensas, com ocorrência de descargas elétricas e até mesmo granizo. No decorrer do dia permanece a condição de chuva no Estado gaúcho, mas com menor intensidade. Ao mesmo tempo, a chuva atinge todo o Estado de Santa Catarina e metade sul do Paraná. A nebulosidade faz com que as temperaturas não apresentem grande amplitude ao longo do dia no Rio Grande do Sul. No norte do Paraná seguem as altas temperaturas, com máxima passando dos 33°C. Na quinta-feira segue chovendo no Rio Grande do Sul, mas com menor intensidade. As chuvas ficam mais concentradas na metade norte do Estado, Santa Catarina e sul do Paraná. No sul do Estado gaúcho já faz frio pela manhã, com mínimas em torno dos 12°C. Nas demais regiões, as temperaturas seguem elevadas.