segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tendência para El Niño e La Niña

TSM - NOAA SIMULAÇÕES INDICAM NOVO DECLÍNIO DE TEMPERATURA E POSSIBILIDADE DO RETORNO DO LA NIÑA NO FIM DO ANO: A temperatura da água do Oceano Pacífico próxima da Linha do Equador encontra-se em torno da média na maior parte das áreas de monitoramento (análise feita em 27 de julho). Apenas o Pacífico Leste encontra-se mais quente que o normal e este é um dos fatores responsáveis pelos bloqueios atmosféricos que vêm sendo registrados há pelo menos dois meses sobre a Região Sul. As condições oceânicas se apresentam praticamente neutras, sem os fenômenos El Niño ou La Niña. Para os próximos meses, a atualização de 02 de agosto da simulação do NCEP-NOAA indica um novo e acentuado declínio da temperatura para a partir de outubro. Caso a previsão se confirme, um novo fenômeno La Niña se formaria, com influência sobre o clima para a partir do fim do ano (entre o fim da primavera e decorrer do verão). 

Segundo a simulação, o desvio da temperatura alcançaria valores abaixo de -0,5°C a partir de outubro, chegando a -1°C em janeiro de 2012. Trata-se de uma situação muito semelhante a registrada no biênio 2008-2009. Naquela época, depois de um fenômeno La Niña intenso, o meio do ano de 2008 mostrou-se neutro, porém entre o fim de 2008 e 2009, a temperatura voltou a cair, com desvio trimestral que chegou a -0,8°C (dezembro-janeiro-fevereiro). 

De qualquer forma, a confirmação do retorno do fenômeno La Niña para o próximo verão ainda carece de mais atualizações da simulação. Outras simulações como a americana IRI-COLUMBIA mantêm um declínio menos acentuado da temperatura da água do mar e a persistência da neutralidade climática até o próximo verão. SOMAR Meteorologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário