quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Previsão Climática 30 dias - Região Sul do Brasil

Região Sul
Próximos dias

16/09

Na sexta-feira, a umidade que vem do mar ainda causa chuva fraca e quase constante sobre o leste do Paraná e de Santa Catarina. : Uma novidade fica por conta do oeste do Rio Grande do Sul e norte e oeste do Paraná, onde há previsão de pancadas de chuva e trovoadas a partir do fim do dia. : Mesmo com as precipitações em várias áreas dos três Estados, o calor aumenta ainda mais, com máxima de mais de 32°C no oeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná e de mais de 26°C no oeste de Santa Catarina. Apenas entre o centro e norte de Santa Catarina e o leste e sul do Paraná, a temperatura não passa dos 20°C.

17/09
No sábado, o destaque vai para o retorno dos temporais para a Região Sul. Desde as primeiras horas da manhã, fortes pancadas de chuva e trovoadas atingem parte da Campanha, Fronteira Oeste e Região Central, no Rio Grande do Sul, com acumulado em torno dos 50mm (metade da média de setembro). A chuva vem acompanhada de rajadas de vento em torno dos 90km/h e queda de granizo. Até o fim do dia, a chuva mais fraca passa a atingir as demais áreas do Rio Grande do Sul (com exceção da Serra e Litoral Norte), oeste de Santa Catarina e parte do sul do Paraná. : Apesar da previsão de temporais, é importante salientar que a quantidade de chuva será bem menor que a observada em Santa Catarina na semana passada. Estima-se que mesmo as cidades gaúchas mais castigadas pelas chuvas recebam menos da metade do observado em Santa Catarina. Além disso, Santa Catarina vem de três meses com excesso de chuva, enquanto que o oeste do Rio Grande do Sul não recebeu chuvas significativas neste inverno. Portanto, as conseqüências deste temporal sobre o Rio Grande do Sul serão bem diferentes dos vistos em Santa Catarina. Além disso, pensando no aspecto agrícola, estas chuvas fortes favorecerão o aumento do nível dos reservatórios para a posterior instalação do arroz. : O frio da madrugada diminui em toda a Região Sul, com mínima entre 12°C e 18°C. : Por outro lado, a temperatura máxima entra em declínio no oeste e sul do Rio Grande do Sul, variando entre 18°C e 24°C. No Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, o calor ainda predomina, com máxima que passa dos 30°C no noroeste do Paraná.
Previsão estendida
No sábado, o destaque vai para o retorno dos temporais para a Região Sul. Desde as primeiras horas da manhã, fortes pancadas de chuva e trovoadas atingem parte da Campanha, Fronteira Oeste e Região Central, no Rio Grande do Sul, com acumulado em torno dos 50mm (metade da média de setembro). A chuva vem acompanhada de rajadas de vento em torno dos 90km/h e queda de granizo. Até o fim do dia, a chuva mais fraca passa a atingir as demais áreas do Rio Grande do Sul (com exceção da Serra e Litoral Norte), oeste de Santa Catarina e parte do sul do Paraná. Apesar da previsão de temporais, é importante salientar que a quantidade de chuva será bem menor que a observada em Santa Catarina na semana passada. Estima-se que mesmo as cidades gaúchas mais castigadas pelas chuvas recebam menos da metade do observado em Santa Catarina. Além disso, Santa Catarina vem de três meses com excesso de chuva, enquanto que o oeste do Rio Grande do Sul não recebeu chuvas significativas neste inverno. Portanto, as conseqüências deste temporal sobre o Rio Grande do Sul serão bem diferentes dos vistos em Santa Catarina. Além disso, pensando no aspecto agrícola, estas chuvas fortes favorecerão o aumento do nível dos reservatórios para a posterior instalação do arroz. O frio da madrugada diminui em toda a Região Sul, com mínima entre 12°C e 18°C. Por outro lado, a temperatura máxima entra em declínio no oeste e sul do Rio Grande do Sul, variando entre 18°C e 24°C. No Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, o calor ainda predomina, com máxima que passa dos 30°C no noroeste do Paraná. No domingo, a chuva se espalha, atingindo todo o Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Ainda chove forte no centro e oeste do Rio Grande do Sul, mas o acumulado será mais baixo que o do sábado. Entre 19 e 23 de setembro, a frente fria traz chuva para o centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro e sul do Paraná, com acumulado que passa dos 50mm entre o Paraná e Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário