domingo, 22 de janeiro de 2012

BOLETIM REGIÃO SUL - 06 MESES

O ano de 2012 começa sob os efeitos do fenômeno La Niña (águas frias sobre o Oceano Pacífico equatorial) de intensidade moderada e que deve se estender pelo menos até o outono. De um modo geral se pode afirmar que o primeiro semestre de 2012 deve apresentar um padrão climático muito semelhante ao observado no mesmo período em2011. Há previsão de que o La Niña deva perder intensidade entre abril e maio, ou seja, um período de transição durante o outono e indicativo de neutralidade climática (sem La Niña e nem El Niño) para o inverno. O cenário para o segundo semestre de 2012 ainda permanece indefinido. 
 
De acordo com a simulação americana CCM3, atualizada em 04 de janeiro (previsão de seis meses), neste mês de fevereiro, espera-se o retorno de chuvas mais fortes e freqüentes à Região Sul. Tanto que a previsão é de chuva até 50mm acima do normal em todo o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Já na maior parte de Santa Catarina e do Paraná, a previsão é de precipitação próxima da média histórica.
Com relação à temperatura, a previsão é de valores próximos da média histórica, tanto mínimas como máximas.
Para março, a simulação indica precipitação próxima da média em boa parte da Região Sul. Entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o centro e leste de Santa Catarina, a chuva fica acima da média com desvio em torno dos 50mm.
As madrugadas ficarão mais abafadas, com mínima até 2°C mais elevada que  o normal em boa parte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. Já a temperatura máxima fica até 2°C mais elevada que o normal no oeste do Rio Grande do Sul.
Para o outono, por enquanto, a previsão é de precipitação próxima da média histórica em toda a Região Sul.
Além disso, observa-se a entrada das primeiras ondas de frio continentais pelos três Estados. O enfraquecimento do La Niña deve favorecer a chegada do frio. Por isso mesmo,  o outono  será caracterizado pelas madrugadas mais frias que o normal, especialmente entre a segunda quinzena de maio e o mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário