quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Previsão 30 dias - Região Sul

Região Sul Próximos dias

05/01

Uma frente fria e áreas de instabilidade causam pancadas de chuva a partir do período da tarde sobre boa parte do Paraná e de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul. De uma forma, geral, o acumulado será baixo. Entretanto, mesmo assim, há risco de temporais associados com ventos fortes e granizo, sobretudo no Paraná. Além da previsão de chuva, faz calor durante a tarde em boa parte da Região, com máxima próxima dos 35°C no noroeste do Paraná e de mais de 32°C no oeste de Santa Catarina e oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Apenas entre o leste do Paraná e a região central de Santa Catarina, a temperatura máxima fica mais baixa no decorrer do dia.

06/01
A partir desta sexta-feira, apenas o vórtice ciclônico (área de instabilidade) causa chuva sobre o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. O acumulado promete ser elevado sobre algumas praias de Santa Catarina e do Paraná (acumulado médio em torno dos 20mm), porém no interior dos dois Estados e no norte do Rio Grande do Sul, a expectativa é de acumulados mais baixos. Mesmo assim, alertamos para os possíveis vendavais e queda de granizo que devem acontecer sobre o leste e nordeste do Paraná e leste de Santa Catarina. O frio da madrugada diminui cada vez mais em toda a Região Sul. A temperatura máxima também sobe e passa dos 35°C no noroeste do Paraná e dos 32°C no oeste de Santa Catarina e no centro e oeste do Rio Grande do Sul. 


Previsão estendida
No sábado, a chuva atinge o leste e sul do Paraná, centro e leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, sendo intensa sobre o litoral do Paraná e litoral norte de Santa Catarina (acumulado médio em torno dos 30mm). Apesar da previsão de menor acumulado sobre o interior dos dois Estados, alerta-se para o risco de vendavais e granizo. O calor da tarde aumenta cada vez mais e a máxima passa dos 35°C no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná e dos 32°C no oeste de Santa Catarina. No domingo, o acumulado de chuva diminui, mas a precipitação espalha-se um pouco mais, atingindo várias áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do leste e sul do Paraná. No decorrer da próxima semana, por volta de 12 de janeiro, uma frente fria mais intensa chega à Região Sul e, finalmente traz chuva mais generalizada. O acumulado, no entanto, será baixo, oscilando entre 5mm e 15mm em boa parte dos três Estados. Depois desta chuva, apenas na virada do mês, espera-se a passagem de uma nova frente fria chuvosa pela Região Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário