sábado, 12 de maio de 2012

Previsão para o Arroz na Região Sul do Brasil

O ano de 2012 mostra-se parecido com o de 2009. O início deste ano foi influenciado por um fenômeno La Niña, neste momento já estamos sob domínio da neutralidade climática, porém parte do inverno e a primavera serão dominados por um fenômeno El Niño.
Depois de um verão com forte estiagem, voltou a chover forte em abril nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a precipitação ainda é escassa no norte do Estado, porém tudo indica que as chuvas fortes devam voltar a partir de 20 de maio.
Para junho, a última atualização da simulação CFSv2/NOAA indica chuva dentro da média em praticamente toda a Região. Há risco de períodos chuvosos prolongados entre o Paraná e Santa Catarina, enquanto que no Rio Grande do Sul, apesar da previsão de chuva também dentro da média, as precipitações acontecerão com maiores intervalos de tempo seco. A estimativa é de acumulados entre 150mm e 200mm no oeste e sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina e no norte e noroeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, estima-se algo entre 100mm e 150mm.
As ondas de frio começam a ganhar força e influenciar a temperatura. A máxima fica até 3°C mais baixa que o normal no oeste do Rio Grande do Sul e 2°C mais baixa que o normal no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Já a mínima fica até 2°C mais baixa que o normal no oeste do Rio Grande do Sul.
Para o inverno, já sob condição de neutralidade, a previsão é de precipitação próxima da média em toda a Região Sul.
As ondas de frio avançam com freqüencia, fazendo com que a mínima fique até 3°C abaixo da média entre Santa Catarina e Paraná e 2°C abaixo da média no Rio Grande do Sul. A máxima deve ficar até 4°C abaixo da média no norte do Paraná e 3°C abaixo da média em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.
Para outubro, a previsão já é de chuva acima da média em boa parte da Região Sul, com desvios que variam entre 50mm e 100mm no oeste, centro e sul do Paraná, boa parte de Santa Catarina e no centro, norte e noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo as simulações, estes desvios devem gerar um acumulado que oscila entre 200mm e 300mm entre o centro do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná e entre 150mm e 200mm nas demais áreas da Região Sul em outubro.
Com relação à temperatura, não há expectativa de grandes desvios neste mês.
Por fim, vale salientar que o cenário para o decorrer da primavera e próximo verão ainda está em aberto. Isto acontece porque ainda não há uma definição com relação à duração deste próximo fenômeno El Niño. Algumas previsões indicam o enfraquecimento do fenômeno antes do verão, algo que mudaria completamente o padrão de chuvas na Região entre o fim de 2012 e decorrer de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário