sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Previsão de chuvas acima da normal em parte da Região Sul

A previsão de consenso para o trimestre que inicia em setembro e termina em novembro de 2012 (SON/2012), elaborada pelo CPTEC/INPE em conjunto com o INMET e os centros estaduais de Meteorologia, continua indicando maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%) para grande parte da Região Norte. Esta previsão também continua indicando maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal (45%) numa faixa que inclui principalmente os setores central e norte da Região Sul e o sul da Região Sudeste.  Para a grande área central do Brasil e centro-sul do Rio Grande do Sul, a previsão indica o padrão climatológico, com igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica).
Para o trimestre SON/2012, as temperaturas estão sendo previstas dentro do padrão climatológico para o sul do País, porém ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio e declínio das temperaturas no início da primavera. Nos setores central, norte e nordeste do Brasil, são previstas temperaturas variando de normal a ligeiramente acima da normal.
O fenômeno El Niño continua evoluindo no setor central do Pacífico Equatorial, porém notou-se uma ligeira diminuição das anomalias positivas de temperatura da superfície do mar próximo à costa oeste da América do Sul. Segundo os modelos dinâmicos de previsão climática, o estabelecimento deste fenômeno poderá ocorrer no decorrer deste trimestre, com impactos mais prováveis nas condições de chuva dos setores norte e sul do Brasil.
Durante o mês de julho, destacou-se a diminuição das chuvas no sul das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e no Paraná, porém o posicionamento e a maior intensidade das correntes de jato na alta troposfera contribuíram para a ocorrência de chuvas em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, como também para a entrada de massas de ar frio mais intensas no sul e oeste do Brasil, especialmente durante a primeira quinzena.  Houve registro de neve fraca em Bom Jardim da Serra-SC na tarde do dia 07. No dia seguinte, as temperaturas ficaram abaixo de 0ºC nas áreas serranas, com destaque para São José dos Ausentes-RS (-2.1ºC) e São Joaquim       (-2ºC). Os dias 13 e 14 também foram frios no sul do País, com ocorrência de geada intensa e temperaturas mínimas negativas. Em Bom Jesus da Serra-SC, registrou-se -3,3ºC no dia 13. Em Vilhena, no sul de Rondônia, as mínimas declinaram de 23,4ºC para 14ºC, entre os dias 15 e 18, caracterizando o quinto evento de friagem de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário