sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Boletim Previsão Climática 30 dias - Região Sul do Brasil

Próximos dias

03/09

Sábado com tempo seco na Região Sul. Apenas no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, a aproximação de uma nova frente fria causa aumento da quantidade de nuvens no decorrer do dia. Além disso, entre o litoral do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina, a umidade que vem do mar também causa nebulosidade no decorrer do dia. : O frio diminui consideravelmente. Apenas as cidades mais elevadas dos três Estados ainda devem ter geadas e temperaturas próximas de 0°C ou até mesmo negativas. : Durante a tarde, os ventos de norte ajudam a disparar a temperatura, com máxima de mais de 26°C no sudeste e norte do Paraná e em torno dos 25°C na maior parte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. : A elevação da temperatura ajuda no declínio da umidade relativa do ar em todo o Paraná e oeste do Rio Grande do Sul neste sábado. : A agitação marítima diminui na costa sul de Santa Catarina, mas aumenta no litoral do Rio Grande do Sul, com ondas em torno de 2,5m de altura em algumas praias.

04/09
No decorrer do domingo, o tempo muda na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Uma frente fria traz pancadas de chuva e trovoadas, com acumulado em torno dos 20mm em algumas cidades da Campanha. No decorrer da noite, a instabilidade atmosférica aumenta consideravelmente, aumentando também a possibilidade de granizo entre a Campanha e Litoral Sul do Estado. Também chamamos a atenção para rajadas de vento em torno dos 90km/h na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul pela manhã. Até a noite, estas rajadas em torno dos 90km/h também serão sentidas em parte da Região Central e Campanha do Rio Grande do Sul. No noroeste do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná, as rajadas chegam aos 70km/h durante a tarde. : Além de tudo, o tempo permanece seco e ensolarado no Paraná, Santa Catarina e no centro e norte do Rio Grande do Sul no decorrer do domingo. : O frio da madrugada diminui ainda mais e a mínima oscila entre 6°C e 9°C no norte do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e no centro, leste e sul do Paraná. : À tarde, os ventos de quadrante norte contribuem para um dia bastante quente em toda a Região Sul. A máxima chega aos 30°C no norte do Paraná e oscila entre 24°C e 29° em boa parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. : A umidade do ar aumenta no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas permanece baixa no Paraná. No norte do Estado, estima-se umidade em torno dos 35% durante a tarde. : A pista de ventos de nordeste, chamado de nordestão faz com que o mar permaneça agitado ao longo da costa do Rio Grande do Sul, com ondas em torno dos 2m de altura, especialmente na costa norte do Estado.
Previsão estendida
No decorrer do domingo, o tempo muda na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Uma frente fria traz pancadas de chuva e trovoadas, com acumulado em torno dos 20mm em algumas cidades da Campanha. No decorrer da noite, a instabilidade atmosférica aumenta consideravelmente, aumentando também a possibilidade de granizo entre a Campanha e Litoral Sul do Estado. Também chamamos a atenção para rajadas de vento em torno dos 90km/h na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul pela manhã. Até a noite, estas rajadas em torno dos 90km/h também serão sentidas em parte da Região Central e Campanha do Rio Grande do Sul. No noroeste do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná, as rajadas chegam aos 70km/h durante a tarde. Além de tudo, o tempo permanece seco e ensolarado no Paraná, Santa Catarina e no centro e norte do Rio Grande do Sul no decorrer do domingo. O frio da madrugada diminui ainda mais e a mínima oscila entre 6°C e 9°C no norte do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e no centro, leste e sul do Paraná. À tarde, os ventos de quadrante norte contribuem para um dia bastante quente em toda a Região Sul. A máxima chega aos 30°C no norte do Paraná e oscila entre 24°C e 29° em boa parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A umidade do ar aumenta no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas permanece baixa no Paraná. No norte do Estado, estima-se umidade em torno dos 35% durante a tarde. A pista de ventos de nordeste, chamado de "nordestão" faz com que o mar permaneça agitado ao longo da costa do Rio Grande do Sul, com ondas em torno dos 2m de altura, especialmente na costa norte do Estado. Na segunda-feira, uma frente fria avança rapidamente pela Região Sul, trazendo chuva para todo o Rio Grande do Sul e oeste e sul de Santa Catarina. Chove forte no Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. Entre a Lagoa dos Patos e a Região Central do Estado, o acumulado chega aos 40mm. Na terça-feira, a frente fria avança um pouco mais e traz chuva à Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e centro e sul do Paraná. Há risco de chuva forte em Florianópolis. Também chove forte entre a Serra Gaúcha e o centro e sul de Santa Catarina, com acumulado em torno dos 40mm. No decorrer da próxima semana, a segunda pêntada de chuva indica precipitações em boa parte da Região Sul, porém o acumulado mais elevado, excedendo os 30mm, concentra-se entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário