domingo, 21 de agosto de 2011

Previsão para Restinga Seca-RS / 15 Dias


Os temporais que vêm atingindo a Região Sul desde junho ainda não têm data para terminar. As frentes frias estão encontrando resistência em avançar pela Região Sul. Normalmente, elas ficam paradas sobre os três Estados, organizando a umidade da Amazônia e provocando chuva de elevado acumulado. Entre 01º de junho e 11 de agosto, o acumulado de chuva passou dos 700mm no noroeste do Rio Grande do Sul e dos 600mm entre o oeste de Santa Catarina e sul do Paraná, sendo que o normal seria algo em torno dos 300mm. Para o decorrer deste mês de agosto, já há previsão de chuva forte, com acumulado de mais de 100mm, especialmente sobre o sul do Rio Grande do Sul. Posteriormente, espera-se retorno do frio prolongado, começando a partir do dia 19 e prosseguindo até pelo menos 27 de agosto, com elevado risco de geadas tardias sobre os três Estados neste período.
Para setembro, o padrão de bloqueio atmosférico e o frio intenso e tardio prosseguem. Pelo menos duas simulações indicam declínio acentuado da temperatura para aproximadamente 10 de setembro. Ainda não é possível, no entanto, afirmar-se muita coisa sobre abrangência e intensidade deste frio. Já com relação ao desvio de chuva, ele será mais significativo entre o centro do Rio Grande do Sul e o centro do Paraná, com maior pico sobre o sul de Santa Catarina. De acordo com a simulação americana CFS, o desvio pode chegar aos 100mm em algumas cidades.
Para a primavera, a simulação CFS (previsão de nove meses) mantém a tendência de chuva acima da média sobre o Paraná, Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul, com desvios que variam entre 50mm e 100mm (em três meses). Ressaltamos que, apesar da previsão de chuva acima da média, esta precipitação será irregular. Especificamente no mês de novembro, espera-se longo período com tempo seco em grande parte da Região Sul.
Já para o verão, esta mesma simulação, apesar do retorno do fenômeno La Nina, indica precipitação próxima da média. Vale salientar, no entanto, que a média de chuva na Região Sul é naturalmente mais baixa no verão. Portanto, independentemente da previsão de normalidade, recomenda-se cautela com quaisquer tomadas de decisão, pois a quantidade de chuva nesta estação será bem menor que na estação anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário